MODA DE ROCK
(Ricardo Vignini & Zé Helder), Sesc Ipiranga – 28.04.23
Moda de viola: das raríssimas coisas em música q me parece genuinamente brasileira. Tanto quanto o chôro, mais q o samba e a bossa nova.
E são bem conhecidos os violeiros citados (ao menos aqui na província falsa cosmopolita), por fazerem versões ‘moda de viola’ pra sons de Led Zeppelin (um disco inteiro dedicado), classic rock, hard rock, heavy metal e rock nacional/BRock (motivo do recente lançamento, “Moda de Rock Brasil”, do ano passado). E q já têm ao menos 5 discos + dvd ao vivo lançados em esquema de crowdfunding.
Foi essa aresta q me levou ao show na última sexta-feira. Os caras se auto-sustentam, e mais: parecem usar desse “repertório cover” pra bancar trabalhos autorais. Vignini tem discos solo tipicamente moda de viola (o q inclui material autoral), e ambos tocam numa banda moderna pro estilo, o Matuto Moderno.
Todos os artigos citados + camisetas + livro de partituras de Vignini à venda na entrada do teatro. Só faltou um aviso com os preços, mas deixa quieto.
O teatro tem “por volta de 200 lugares” (segundo a funcionária a quem perguntei) e ñ mais q 10 estavam vagos; alguns ainda devido à reabertura pós-Covid, e tal. Platéia de amigos, claro, alunos, fãs e até dum Zé Geraldo simpático – q gravou “Meu Amigo Pedro” no disco recente – por ali. Tem festival de banda tr00 q ñ junta 80 pessoas q ñ os integrantes somados à meia dúzia de indigentes vomitadores de bombeirinho da “cena”.
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E o show foi bem legal, ainda q pra mim alguns sons ñ funcionem. (E espero mesmo q, em o texto chegando aos caras, ñ os ofenda). Ficam bobos, parecendo aquela modinha horrenda de Emmerson Nogueira e Danni Carlos; pra mim, o caso de “I Want to Break Free” (acho q Queen tem sons mais propícios), “Flores em Você”, “Até Quando Esperar” (manjada demais), “Wasted Years” e “Heavy Metal do Senhor”, de Zeca Baleiro, q já é em si uma paródia.
Ao mesmo tempo, curti “2001” (Mutantes), pq a original acho uma merda e até versão do Capital Inicial prefiro. (Sim, leram. Ñ dá pra desler). Desparodiaram-na.
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Em tempos em q se fala de empreendedorismo, q se mistura ao há tempos em q se reclama q ñ dá pra ser independente, ou fazer rock, ou fazer metal no Brasil, pq “ñ há apoio” (sic), o Moda de Rock é um grande CHUPA. Sabem do próprio tamanho, têm talento e proposta, e ralam.
E ñ têm patrocínio de convênio médico eugenista, tanto quanto.
Vez ou outra, é Zé Helder quem canta. E meu destaque total, melhor versão do show pra mim, foi “Medo” (Cólera), de letra ainda pertinente e cuja abordagem violeira achei certeira. Eu e uns tantos cantamos junto, foda. Cantou a do Baleiro tb, e ainda a de Tião Carreiro. As demais fpram todas instrumentais.
Vignini fazia comentários, às vezes bullyings com Zé Helder, e contava histórias – causos? – dos sons. Abriram com “Sonífera Ilha”, no q foi fundo: “os Titãs ñ autorizaram entrar no disco, mas a gente tocou no começo só de raiva”. (Achei foda). Depois ia nomeando os sons todos, alguns deles com “autor autorizou”.
Sim, tocaram “Raining Blood”. Bah. Valeu pela introdução satânica (pedais de efeito dando clima). E tocaram no todo 16 sons, no q a platéia cantava (letras) (às vezes riffs) junto, e ficariam ali pro final, autografando, tirando selfies e vendendo merchan.
Como tem q ser.
Show digno. Artistas honestos. Lugar na medida.
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Repertório: 1. “Sonífera Ilha” 2. “Heavy Metal do Senhor” 3. “Flores em Você” 4. “No Quarter” 5. “Medo” 6. “Até Quando Esperar” 7. “Mestre Jonas” 8. “Um Bilhete Pra Didi” 9. “2001” 10. “Chora Viola” 11. “Raining Blood” 12. “I Want to Break Free” 13. “Wasted Years” – bis: 14. “Eine Kleine Natchmusik” com “Thunderstruck” 15. “Black Dog” 16. tema da 9ª sinfonia de Beethoven com “Aqualung”
[ñ rolou “Meu Amigo Pedro”…]
[ñ encontrei vídeo pra postar]
FC
3 de maio de 2023 @ 16:16
Não conhecia esse projeto. Viola é de longe o instrumento que mais gosto.
Tiago Rolim
3 de maio de 2023 @ 20:14
Li e já vim p indicar o Matuto Moderno. Mas, cheguei atrasado. Boa banda. Filhote de Sá, Rodrix e Guarabira.
Jessiê
4 de maio de 2023 @ 21:57
Acho que já tem um tempo que fazem isto, né? Ou teriam outros semelhantes desta envergadura?
Pergunto porque lembro de um certo frisson (ou discussão besta) sobre essa (uma) dupla fazendo isto (des) agradando uma galera uns 20 anos atrás.
Teria que ouvir para opinar já que: 1) adoro viola e 2) detesto versões, sobretudo as citadas (Emmerson Nogueira…).
Marco Txuca
4 de maio de 2023 @ 22:16
São esses mesmos, Jessiê. O dia em q moda de viola virar… moda hipster, aí é o apocalipse zumbí acontecendo mesmo.
André
5 de maio de 2023 @ 11:11
Nunca ouvi e confesso ter birra da proposta por causa de um tal de “Comitiva do Rock” que é uma das maiores bostas que já ouvi. Mas, como aqui é o TCH, acredito que a dupla seja diferente.
Marco Txuca
5 de maio de 2023 @ 16:34
Vai ver, isso aí é o clone.
Bonna
6 de maio de 2023 @ 19:26
Não sabia da existência desta versão 2001 do Capital. Ouvindo agora e tentando descobrir com desouvir!!
Marco Txuca
7 de maio de 2023 @ 01:38
É boa, sô.