Skip to content

6 Comments

  1. André
    25 de novembro de 2021 @ 08:08

    Eu tenho dó, sem zueira. Conheça casos de gente que fez isso A VIDA TODA. Não sabe trabalhar com outra coisa. Por outro lado, não se atualizou, não fidelizou uma cliente nova, não entende que o mundo mudou, etc. Aí, fica difícil.

    Reply

  2. marZ
    25 de novembro de 2021 @ 09:36

    Outro dia conversava com amigos aqui do estado exatamente sobre algo assim: um conhecido nosso que teve loja nos anos 90, faliu, abriu de novo nos anos 2000, tomou calote de um monte de gente, faliu de novo, e hj ja esta com 60 anos e passa dificuldades, pois nao sabe fazer outra coisa. Sao fans de musica, colecionadores, romanticos e idealistas… nao sao negociantes, comerciantes, nao tem a malicia, o jeito pra coisa. E so se ferram.

    Reply

  3. Marco Txuca
    25 de novembro de 2021 @ 10:43

    É como assistir à extinção dos dinossauros in loco. Esses 2, especificamente, estão tomados pela paralisia.

    E nem acho q se explica pelo q alguns e outros em bolha hipster paulistana por aqui desdenham: “ah, mas quem compra cd hoje em dia?”

    Bastante gente ainda. Lojas como Die Hard (tiraram foto com as Crypta no rolê e postaram), Paranoid, SoWhat (q há anos tem o melhor site das lojas, com campo de busca e tudo) e mesmo a Mutilation foram se virando nos últimos anos e vêm sobrevivendo à pandemia.

    [Apesar de q o sucateamento do Correios, com preços pornográficos de envio, oferecer sério risco a esses melhor adaptados

    De fato não sabem fazer outra coisa, com certeza nunca tiveram meta de futuro e não sabem lidar com o presente agora. Mas nada q algum amigo próximo não possa ajudar, com página de Instagram ou grupo de WhatsApp básicos, pôxa.

    ***

    Exemplos dois outros: comprei há uns 2 anos camiseta zoeira Latos de Polão. Do Chicão, q já foi dono da Devil Discos e ainda está com lojinha lá, de camisetas, algumas sob encomenda.

    Como foi essa minha: não tinha meu tamanho no dia, pediu uma semana pra me fazer (sem anotar meu nome, telefone ou e-mail) e rolou. Tradição oral ahahah

    O outro caso é o do Sr Walcyr Challas. Provavelmente é dono do ponto, está lá na Woodstock ainda.

    Desconheço se tem site (duvido q tenha) e da última q entrei ali, há uns 2 anos, vi cds piratas (cópias cdr), bonés e camisas fajutas do Iron Maiden mmdc. Eddie usando farda de soldado paulista revolução de 1932. Q se o Maiden não tomou providências ainda (duvido q não tenha chegado a informação a eles), tb não entendo. E é tudo o q o sujeito tem pra vender.

    Deprimente.

    E na mesma rua, recentemente abriu uma loja troo, Impaled Records, q cansa de entupir o WhatsApp das pessoas com ofertas de artigos pra colecionadores, como a discografia praticamente toda do Cannibal Corpse em picture disc.

    E q a coisa mais recente q soube (e daí eu saber q a Woodstock – aparentemente – sobreviveu à pandemia), é q teria um show dum accept Cover lá num sábado recente. Cujo atrativo mor seria a estréia de novo vocalista.

    Fiquei pensando se estavam trocando o Udo Cover pelo Tornillo Cover…

    Reply

  4. Tiago Rolim
    25 de novembro de 2021 @ 15:22

    A crise é foda. E vai ser duradoura. Fui umas duas semanas atrás lá. Fui na So What, a do galego com tatuagem do motorhead né? Enfim…, cheguei pedi o novo do Carcass e dois relançamentos recentes do Napalm Death. O cara demorou um tempo p achar os do Napalm. Pegou um monte de caixa, tirou do lugar meia loja, mas achou. Quando fui pagar, no crédito, ele me disse que não tava aceitando. Só débito e em grana/pix. Pq com a.pandemia, não valia a pena.

    Não comprei pq tava só com cartão de crédito. Fiquei com vergonha do trampo do cara em achar os CDs. Mas…

    Reply

  5. FC
    26 de novembro de 2021 @ 15:26

    Fui lá faz uns 15 dias e já estou envergonhado em parecer um tiozão dizendo que ela está irreconhecível. Talvez a Galeria nem tenha mudado muito de 2009, 2010 pra cá, eu é que ainda estou nos anos 90 e em fase de negação. Acho que não vi o tempo passar, as tendências mudarem e a “nova geração chegar”.

    A própria Die Hard mais de uma década atrás, percebendo o advento dos downloads ilegais e dos camelôs vendendo CD de MP3 e DVD na frente da Galeria, mudou seu discurso, dizendo que “era uma loja para colecionadores”. Sobre o que o Tiago postou, sabe por que eu comprava muito na Die Hard? Porque durante um tempo era a única (ÚNICA! ÚNICA!) que aceitava cartão de crédito de boa, sem impor restrições. Isso em 2000, 2001.

    Tô parecendo fanboy da loja, mas resgatei uma Valhalla de 2007, em que o dono, meu xará, participa da mesa redonda e diz que se fosse por dinheiro já teria aberto outra coisa.

    É um movimento muito arriscado esse de trabalhar em comércio apenas por amor ou por militância metal. Fica bonito no Alta Fidelidade, mas no mundo real é diferente.

    Reply

  6. Marco Txuca
    27 de novembro de 2021 @ 00:47

    Tiago: o galego da SoWhat, Pedrão, é todo enrolado mesmo. Teve uma época q riam de mim (fiquei conhecido, me chamam pelo nome ali) pq eu pesquisava no site antes uns cd’s pra comprar, chegava lá e ñ tinha.

    Vendiam, mas ñ tinham dado baixa no site… Aconteceu muito.

    Pegando a deixa do FC: a SoWhat acho q foi a ÚLTIMA loja na Galeria a aceitar cartão de débito. Era dinheiro ou CHEQUE até meados de 2009.

    Comprei cd em cheque lá em 2009. Da última folha do único talão de cheque q usei na vida. E o Pedrão e o Zezinho (o outro sócio) tirando da minha cara q eu ia errar o cheque. Ñ errei e zoei: “se eu errasse, vcs ñ venderiam”…

    Os caras estão ali, naquele ponto, desde 1986.

    ***

    Esse romantismo do cara da Die Hard acho fachada. O cara vive da loja, sim. Mal comparando, é a UltraFarma da Galeria: começou a vender online e por frete antes de todo mundo, meteu a gourmetização do “colecionáveis” e conseguiu sobrevida.

    Hoje ficam 3 ou 4 vendedores se acotovelando lá dentro e dão os cd’s numa sacola de papel pardo bem caprichada, e q deve custar caro. (Na SoWhat vez ou outra devolvo as sacolinhas pros caras e eles adoram). Vai ver teu xará mantém a loja pq gosta e ñ pq precisa.

    E toda semana posta foto com alguém dalguma banda q vai lá “visitar”.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *