ENCARTE: THIN LIZZY [2]
Esclarecimentos definitivos sobre a veracidade de “Live And Dangerous” (1978), por Stuart Bailie, do New Music Express, em minha versão remasterizada (1996):
“The band’s set of Hammersmith Odeon shows from November ’76 were commited to tape. Another nights at Seneca College Fieldhouse in Toronto, and at Philadelphia’s Tower Theatre were also preserved. Even an inspired soundcheck of ‘Southbound’ was put to use. Everybody was pleased by the flat monitor mixes they heard, but Visconti figured that they had the makings something really unique. He said they could either slam out a rough approximation of the gigs, or they could tidy it up some, give it cohesion and release something that would live forever.
This approach needed some extra work back in the studio – fixing bum notes and amending the backing vocals. Scott remembers that himself and Brian Robertson were so pumped up on stage during this era that they were stepping up to the mics, ‘screaming anything and running away again to play guitar’.
Because of this, a few begrudgers said that the whole record was a sham, that hardly any of it was taken from the stage at all, but co-manager Chris O’Donnell refutes this, stressing that it was at least ’75 per cent live’. Frank Murray, the band’s tour manager at the time, seconds the story. ‘People talk about overdubbing and what went on with that album, but it was greatly exaggerated. I heard it in its raw state and it was still a number one album. It was one of the greatest records ever made. U2 used to listen to it all the time, to try and achieve that type of excitement’“.
PS – “Visconti” era Tony Visconti, produtor do disco; “Scott”, Scott Gorham, um dos guitarristas
märZ
17 de outubro de 2019 @ 11:16
Eu não tenho esse live da banda, mas já ouvi e é bem legal. Albuns ao vivo eram grandes fontes de dinheiro para gravadoras e bandas até os anos 80, e todo artista tinha que ter o seu. Mas o curioso é que de ao vivo mesmo tinham pouca coisa. Muito overdub de estúdio, adição de crowd noise, e às vezes a coisa toda era gravada em estúdio mesmo, 100%.
De cabeça me lembro do Kiss Alive, Unleashed In The East, Slade Alive, If You Want Blood You’ve Got It, Tokyo Tapes – todos com algum grau de armação no produto final, alguns mais que outros. No livro do Jimmy Page que acabei de ler ele confirma que muita coisa do The Song Remains The Same foi alterada em estúdio antes do lançamento, e isso era normal.
Marco Txuca
17 de outubro de 2019 @ 22:37
Tvz o único álbum realmente ao vivo, dessa época ou de outras, fosse o “Made In Japan” do Deep Purple. E o “Viva”, do Camisa de Vênus, q eles debochavam do RPM q tinham lançado um disco ao vivo em Los Angeles ahah
Uma trapaça/omissão muito comum era ñ citarem as datas de show dos discos. Pq se tratava de catar as melhores versões de vários shows e editar como sendo um único.
Pra mim, o Rush passou a quebrar esse molde, quando há 30 anos lançou “A Show Of Hands” informando datas e locais (diferentes) pra cada som. Frank Zappa tb o fez, mas musicalmente: num som a estrofe ele tirava dum show, refrão do outro e solo de ainda outro. E costurava tudo.
Acho até q já fiz pauta sobre isso.
PS – na autobio de Peter Criss, ele assume q no “Destroyer” nenhum deles tocou muita coisa. Então é uma grande caixa preta isso, até em se tratando de discos de estúdio, e quem teria feito o quê