Skip to content
Menu
Thrash com H
Por Marco Txuca
Search
Thrash com H
Quem sou eu
Bandas
Livros
Close Menu
{"mobile_concate":{"mobile-menu":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/mobile-menu.min.css","header-header-horizontal-menu":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/styles\/headers\/media\/header-horizontal.min.css"},"tf_base":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/themify\/css\/base.min.css","v":"7.1.9"},"themify_common":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/themify\/css\/themify.common.min.css","v":"7.1.9"},"tf_theme_footers_left":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/styles\/modules\/footers\/left.min.css","v":"7.2.3"},"tf_theme_sidebars_sidebar1":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/styles\/modules\/sidebars\/sidebar1.min.css","v":"7.2.3"},"tf_search_form":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/themify\/css\/modules\/search-form.min.css","v":"7.1.9"},"tf_theme_search-form":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/styles\/modules\/search-form.min.css","v":"7.2.3"},"tf_theme_site-logo":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/styles\/modules\/site-logo.min.css","v":"7.2.3"},"tf_theme_site-description":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/styles\/modules\/site-description.min.css","v":"7.2.3"},"tf_theme_single":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/styles\/modules\/single.min.css","v":"7.2.3"},"wp-block-library":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-includes\/css\/dist\/block-library\/style.min.css","v":"6.5.3"},"tf_theme_post-nav":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/styles\/modules\/post-nav.min.css","v":"7.2.3"},"tf_theme_related-posts":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/styles\/modules\/related-posts.min.css","v":"7.2.3"},"tf_theme_comments":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/styles\/modules\/comments.min.css","v":"7.2.3"},"tf_theme_sidebar":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/styles\/modules\/sidebar.min.css","v":"7.2.3"},"tf_theme_back-top":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/styles\/modules\/back-top.min.css","v":"7.2.3"},"tf_theme_footer":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/styles\/modules\/footer.min.css","v":"7.2.3"},"tf_theme_footer-logo":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/styles\/modules\/footer-logo.min.css","v":"7.2.3"},"tf_theme_footer-nav":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/styles\/modules\/footer-nav.min.css","v":"7.2.3"},"theme-style":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/style.min.css","v":"7.2.3"},"ultra-header":{"s":"https:\/\/thrashcomh.com.br\/wp-content\/themes\/themify-ultra\/styles\/headers\/header-horizontal.min.css","v":"7.2.3"}}
Jessiê
15 de junho de 2012 @ 09:35
Vixe! Agora sim. Clássico!
Começamos com história do Conde de LaFey, que desconfiado de uma suposta traição de sua esposa, a Condessa de LaFey, acaba empurrando-a do alto da escadaria e matando-a na fatídica (emblemática e sinistra) noite de 7/7/1777, após arranca o bebê do útero e mumifica!
Os problemas começam depois quando o neto e a noiva Mirian chegam para herdar a mansão e o espírito de Abigail possui Mirian (a fixação de King por espíritos mulheres/mulheres é fascinante) e aí o pau come entre riffs e solos memoráveis para contar esta operesca estória.
Segundo disco solo de King após o magistral (e mais rápido que o pesadíssimo Mercyful, seriam influências speed metal pela mudança aos EUA?).
No quesito voz é o auge do mestre dos falsetes, que nasceu para fazer o que faz e faz como ninguém. Todo disco é um excelente filme de terror.
O som é basicamente heavy metal com riffs destruidores e solos perturbadores de Andy e criação baterística fudida de Dee (hoje ajudando o Motor).
Ficou tudo pois o álbum é perfeito em cada detalhe: “Arrival”, “A Mansion in Darkness” , “Black Horsemen” e possivelmente a mais cultuada “The Family Ghost”.
Quer conhecer King comece por aqui e depois tente ajudar Missy em Them…
“Missy was crying”…
Jessiê
15 de junho de 2012 @ 09:36
Ou parafraseando Louie ficou nada pois o Rei Diamante destruiu tudo em 1777.
Louie Cyfer
15 de junho de 2012 @ 10:50
Nada mais a dizer…. Jessiê disse TUDO!!!!
Marco Txuca
15 de junho de 2012 @ 13:59
Virou praticamente uma resenha.
Jessiê
15 de junho de 2012 @ 19:18
E foi difícil me conter para não dissertar… hahaha
Tiago Rolim
15 de junho de 2012 @ 22:03
Demorei anos, mas muitos anos para entender tanto este cara, como a antiga banda dele. Hoje sou um fã daqueles que procuram recuperar o tempo perdido rápido demais. Mas quando ouvi este disco, tive que me dedicar a ele por uns bons meses. Genial é pouco.
É o melhor disco dele solo! A história, o modo como ela é contada é interpretada pela banda é simplesmente impressionante.
Respondendo a pergunta; ficou um grande clássico de destaque em uma década que foi uma parideira de clássicos no Metal.
Colli
18 de junho de 2012 @ 09:08
Esse foi o disco onde eu comecei a curtir o King, mas a golpe final mesmo foi com o Them. Esse eu escutava desesperadamente a toda hora.
Mas o Jessie disse tudo mesmo. “Crássicão” fodástico.