Skip to content

12 Comments

  1. Leo
    9 de abril de 2025 @ 22:19

    Chaos Synopsis é certamente uma banda com futuro. Mas esse futuro é muito condicionado pelo que é possível fazer por aqui, e pela disposição/dedicação/investimento (não só financeiro) que a banda quer fazer. Som pra isso tem de sobra.

    Andralls, pra mim, é uma banda veterana que pegou um hiato geracional de fãs. Gente como eu (e tava cheio desses lá) adora o som dos caras… Como gosta do Claustrofobia, do Siegrid Ingrid, do Necromancia, … Bandas que não decolaram, e que, se não são underground, certamente são muito mais old school que o Velho que a gente viu ser tratado como tal semanas atrás.

    Quanto ao Faces of Death, criei um bloqueio por conta do baterista. Postura injustificável. E não é que estejamos falando do Gene Hoglan não… Aliás, ele toca tão rápido que entre duas batidas na caixa, dá tempo de fazer “metal horns” pra foto. Por conta dele, tive que sair da casa pra esperar terminarem (pouquíssimas vezes fiz isso num show). De toda forma, acho que se o som me chamasse atenção, eu tentaria ficar. Não aconteceu.

    De toda forma, evento com saldo positivíssimo pra mim. Iglesia tem se tornado um pico de referência pra shows como esse. Era algo que faltava na cidade. E não por falta de público. Espero estar aqui comentando outros shows lá daqui 30 anos.

    Reply

  2. Marco Txuca
    9 de abril de 2025 @ 23:19

    30 anos? Eu torço pra q em menos de 30 anos a robozada atinja a singularidade e acabe com essa porra toda ahah

    Reply

    • Leo
      10 de abril de 2025 @ 07:06

      Ah certamente é possível. Mas eu ainda vou precisar fazer minha T.O., então vou continuar por aqui. Hahaha

      Reply

      • André
        10 de abril de 2025 @ 11:14

        Não sei explicar o motivo de bandas como Andralls não terem decolado. Se é que isso existe nesse segmento. São tiozoes, tocam por hobby, provavelmente, e tudo certo. Não me parece banda que fica chorando pelo falta de reconhecimento. O que ouvi do som deles, achei bom e competente mas não a altura de Claustrofobia, Torture Squad ou mesmo Korzus. Estou errado?

        Reply

  3. Leo
    10 de abril de 2025 @ 12:06

    Acho que não está errado, não, André. Pelo contrário. Concordo com você.

    Acho que a época de se estabelecer era ali nos anos 2000, como fez o Claustrofobia (ainda que goste mais do som dos lemenses). De 2000 a 2005, Andralls lançou 3 discos, depois reduziram o ritmo, mas continuaram produzindo. Hoje, tem 7 discos de estúdio (2000, 2003, 2005, 2009, 2012, 2019, 2024) mais 3 ao vivo – isso é mais que o Korzus, que tem 6 e o último foi lançado em 2014.

    Minha hipótese é que começaram a banda mais velhos e já tinham profissão, responsabilidade e etc. Pra comparar: Andralls e Claustrofobia lançam o primeiro disco em 2000. Marcus tinha 20 e tinha a banda desde os 14; Alex tinha 23 e começou a banda com 21. É diferente. Além de outros fatores, como apoio familiar e etc. Isso te permite outro nível de dedicação.

    Mas é uma banda que eu gosto bastante. Aliás, acho que tem uma certa linha de thrash/groove feita aqui em São Paulo que é pouco reconhecida, mas que a geração que era adolescente ali naquela época gostava demais. O próprio Jairo, do Chaos Synopsis reconheceu a importância do Andralls na formação musical dele.

    Reply

  4. Marco Txuca
    10 de abril de 2025 @ 14:23

    Eu acho q a discussão proposta pelo Leo e pelo André se resolve dum modo mais simples: Andralls, Claustrofobia e Necromancia (bem lembrado!) não pegaram pq as pessoas não curtiram o som. Tudo bem não gostar.

    Ao mesmo tempo, Andralls ainda lançando cds físicos parece fetiche ou perder dinheiro: quantos cds esses caras vendem? 500 me parece muito. E pra prensar, q me conste, o mínimo são 1000 cópias. E essa conta não fecha, no sentido empreendedor do termo.

    Manger Cadavre? lançou disco novo on-line primeiro, parece haver uma carência (de tempo, prazo), pra daí lançarem o físico. Fomos ao show de lançamento, tocaram todos os sons, mas não tinham o acrílico anacrônico pra vender. Ainda.

    Outra coisa ainda: família. Sepultura rachou devido a isso, tretas entre as patroas. Monte de banda têm q se equilibrar entre tocar, garantir o leitinho das crianças e manter família. Krisiun e Crypta não parecem ter desse “problema” e seguem enfileirando turnês. RDP, por sua vez, parece conseguir equilibrar, ainda q Jão e JG já estejam com filhos crescidos.

    Reply

  5. märZ
    10 de abril de 2025 @ 14:37

    Pitaco de não paulista aqui: nunca peguei gosto por Andralls, Necromancia, Chaos Sinopsis ou Singrid. Bandas paulistas intermediarias como essas e outras já da fase CD não tiveram tanta penetração fora de SP. Exceções como Torture Squad e Claustrofobia se deram porque tinham algum tipo de diferenciação, talvez por qualidade superior mesmo. Os melhores acabam furando a bolha de uma maneira ou outra.

    E ate tentei ouvir Andralls, mas não bateu.

    Reply

  6. Leo
    10 de abril de 2025 @ 18:30

    märZ, concordo. Tirando o fato de que o Torture Squad é um pouco mais velho que o Claustrofobia (já tinham 2 CDs quando o Claustrofobia lança o primeiro) e sediado em São Paulo, o que faz bastante diferença. Aliás, sobre o Claustrofobia, acho que só vão fazer algo mais fora da curva mesmo no Fulminant (2005). Aliás, uma curiosidade: você lembra qual foi o primeiro CD/som dos caras que ouviu/ficou sabendo da banda?

    A propósito, Marcão, Fulminant faz 20 este ano. Não sei qual o dia de lançamento, mas valeria um “o que ficou?” hein? Rs

    Reply

    • märZ
      11 de abril de 2025 @ 06:09

      Primeiro Claustro que ouvi foi “I See Red”, via mp3. Primeiro cd que comprei foi o “Peste”.

      Reply

      • Leo
        11 de abril de 2025 @ 21:46

        Respectivamente, o que menos gosto e o que mais gosto da carreira dos caras. Rs

        Mas suspeitava mesmo que não fosse anterior ao Fulminant. Foi só a partir dele que os caras começaram a expandir.

        Reply

  7. Marco Txuca
    10 de abril de 2025 @ 20:45

    Leo, foi pauta em 21 de janeiro este ano já, e vc não deve estar lembrado sequer q fez o único comentário ahahah

    Reply

    • Leo
      11 de abril de 2025 @ 21:44

      Está laudado definitivamente meu Alzheimer. Hahaha

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *