Thrash com H

THE HU

quinta-feira, 7 fevereiro, 2019 por Txuca

Uma espécie de resenha. Por märZ

ENCARTE: STONE TEMPLE PILOTS

quarta-feira, 6 fevereiro, 2019 por Txuca

Release enfático e anônimo na contracapa do dvd “Alive In the Windy City” (2010):

Gravado no Riviera Theatre de Chicago – com lotação esgotada – em março de 2010, ‘Alive In the Windy City’ registra o Stone Temple Pilots no auge da forma, em uma apresentação visualmente espetacular. O show faz uma combinação de novas músicas com clássicos, apresentados diante de uma platéia ensandecida. Nos extras, uma entrevista com a banda. Este é definitivamente um excelente registro de uma apresentação ao vivo de um das maiores bandas de rock do mundo“.

OVERLOAD BEER FEST

terça-feira, 5 fevereiro, 2019 por Txuca

03.02.19 – Carioca Club, São Paulo

 

Quase 8h de som, a 120 kitgays, quase 80ºC à sombra, 6 bandas, de q o show “pior” foi nota 8.

Resumindo, foi isso o Overload Beer Fest domingo. Como evento, impecável: lotado, pessoal bebendo e comendo, camisetas oficiais e cd’s disponíveis, horário conveniente. E som das bandas, todas, ñ abaixo de ótimo. Um feito.

Críticas: 1) poderia ter sido no Audio. Lugar melhor e com área livre (a dos sanduíches) maior. Tvz ñ se tivesse a expectativa de casa cheia; 2) o pessoal do Carioca Club ligar o ar condicionado só a partir do Tankard. Artifício manjado pra vender cerveja. Venderam. Muito. Mas teve muita gente passando mal, incluindo a mulherada vendendo camiseta. Fim de semana senegalesco em SP, com direito a 40º C sábado.

Elogio outro, fora todos os contidos abaixo: terem ajeitado do show do Overkill no Brasil ser data única aqui. Resultado: montes de vans vindas do interior e de outros estados. Desconheço se algo ajeitado em contrato, mas funcionou.

(pq cabe uma ressalva: nos últimos anos, os shows de metal na capital têm enfrentado concorrência com shows em Limeira, a 143 km daqui. Algo q esvazia os eventos, lá e cá. Mais cá)

***

Cheguei com o Blasthrash já andando. Tocaram meia horinha, e soaram bem diferente da banda “tr00” q eu conheci lá atrás. (“No Traces Left Behind”,de 2005, jaz em algum pen drive por aqui). Soaram mais profissionais e capazes. Ñ sabia q ainda tocavam. Thrash metal retrô – q lá atrás me parecia modinha tosca – bastante pertinente hoje em dia. Gente q faz o q gosta de fazer. Nada de fuleiragem de relação simbiótica com o “underground“. Som consistente, com uma fala do baixista ao final bem interessante:

“queremos agradecer ao Gustavo da Overload pelo CONVITE”. Captei a mensagem.

Na sequência, veio o Surra. Impressionante. Foi um coice. E levando o nível pra cima. Comentava com o amigo Leo assim: D.F.C. e R.D.P. vão ter q suar pra superar”. Tb uma meia horinha de som, mas com prováveis 10 ou 15 músicas executadas. Grindcore irrepreensível, extremamente bem executado, quase maquinado. Único defeito o vocal meio baixo, mas dane-se.

Ñ reconheci sons q ñ tivessem sido anunciados: “Não Escolha” e “7 x 1” rolaram. Outro dado relevante: das bandas escaladas, a q tinha mais gente portando camisetas. Uma pena ñ terem levado cd’s e camisetas pra vender. Teria vendido muito. Memoráveis.

***

D.F.C. veio na sequência contando com carisma e sede de sangue. Tecnicamente estão mais pra hardcore q o Surra. Outro conhecido me disse terem rolado 46 sons no repertório. Ñ duvido, mas acho q ñ foi tanto.

Baterista aloprado, vocal um pouco baixo (com ótimas tiradas) e rodas insanas. A trinca inicial do disco recente – “Venom”, “Não São Casos Isolados” e “Conversa Pra Boy Dormir” – quando percebi e respirei, já tinha acabado. Rolou “Cidade de Merda”, “Vai Se Fuder No Inferno”, “Respeito É Bom e Conserva os Dentes” (com babada pra cima de babacas q estavam passando mão na mulherada nas rodas), “Pau no Cu do Capitalismo em Posições Obscenas” (q abriu os trabalhos), numa geral da carreira toda.

As melhores camisetas do merchan, incluída uma paródia da capa de “Aces High” (single do Maiden). Q escolhi comprar “depois” e ñ encontrei mais. O nível alto mantido. Nenhuma banda brasuca tosca escalada, fantástico.

Final com “Molecada 666” apoteótico.

***

O Ratos de Porão foi estranho. O show nota 8. O pior. Ñ foi ruim. Só fazem show ruim se quiserem: estavam estranhos, meio apáticos. Ainda assim, rolaram 17 sons.

Pareceu menos. Como assim, sem “Aids, Pop, Repressão”? Esperava deles discursos anti-Bolsonaro, e tvz a eleição os tenha afetado. “Não Me Importo” tvz tenha sido o mote. Quem falou, foi ao fim, o Juninho – “pau no cu do Bolsonaro e pau no cu de quem votou no Bolsonaro” – em meio à microfonia, q nem todo mundo ouviu. Clima “no future”. Pouquíssima interação.

Gordo esqueceu ordem no set; puxou “Beber Até Morrer”, e ainda tinha “Herança” antes. Falhou em “Crise Geral” (esqueceu letra no fim). “Crucificados Pelo Sistema” foi executada protocolarmente. O som estava bom, mas opaco. Até isso estranho.

O público nem ligou: agitou demais. Embora menos q com o D.F.C. Impressão de q estavam ensaiando, ou faltando ensaio. Estavam meio autistas. E se houve algum discurso anti-Bozo, parecem ter preferido fazer nos sons apresentados, praticamente todos literais. E surreais, por isso mesmo. Juninho usando camiseta do MST, Jão do Facada. Eita. Entendi. No fim, Jão e Boka jogaram as camisetas (!!) pro público.

Lados b presentes: “Estilo de Vida Miserável” nunca pensei q veria ao vivo. “Farsa Nacionalista” deveria virar o Hino Nacional. Faltou dedicarem “Crianças Sem Futuro” à ministra sinistra sociopata de Deus. Fiz eu comigo mesmo isso.

Set list: 1. “Pensamentos de Trincheira” 2. “Estilo de Vida Miserável” 3. “Crocodila” 4. “Ódio” 5. “Amazônia Nunca Mais” 6. “Lei do Silêncio” 7. “Testemunhas do Apocalipse” 8. “Ignorância” 9. “Crianças Sem Futuro” 10. “Farsa Nacionalista” 11. “Morrer” 12. “Não Me Importo” 13. “Crucificados Pelo Sistema” 14. “Herança” 15. “Beber Até Morrer” 16. “Crise Geral”

***

Do Tankard, ñ esperava grande coisa. Acho uma banda menor, de q tenho um monte de discos copiados, mas q ñ encontrei “tempo” suficiente ainda pra destrinchar. Banda tvz divertida, mas ñ de riffs memoráveis ou discos pra levar pra tal ilha deserta.

Por outro lado, era a banda mais esperada. Entraram com o jogo ganho. Vencedores para o público, com folga. Parece q funcionam melhor ao vivo, com seus melhores momentos e na base da interação festeira.

O vocalista barrigudo lembra um Jon Oliva menos lesado. Ou um Ozzy articulado. Jogava gelo (!!!) na galera, mostrava o pânceps, tirava onda. Banda q ñ se leva (muito) a sério, acertando onde o Anthrax oitentista ñ chegava a tanto. Baterista tocando com a bateria das bandas anteriores e mandando muito bem. Baixista meio tiozão, competente, correndo q nem tonto pelo palco. E o único guitarrista sobrando, destaque absoluto. Ñ precisam de um segundo guitarrista. Bacana.

Rodas a mil, monte de gente entoando as letras todas, set list contemplando todas as fases, e diversão genuína. Foi bem divertido. Tecnicamente, até onde o som em geral estava ótimo, ficou ainda melhor. Irrepreensível.

Set list: 1. “One Foot In the Grave” 2. “The Morning After” 3. “Zombie Attack” 4. “Not One Day Dead (But Mad One Day)” 5. “Rapid Fire (A Tyrant’s Elegy)” 6. “Rules For Fools” 7. “Die With A Beer In Your Hand” 8. “Minds On the Moon” 9. “R.I.B. (Rest In Beer)” 10. “Pay to Pray” 11. “Rectifier” 12. “Chemical Invasion” 13. “A Girl Called Cerveza” 14. “(Empty) Tankard”

***

E aí tudo o q estava foda ficou ainda maior. O Overkill ñ é primeiro escalão do thrash, mas estão alguns degraus acima das bandas outras todas. Show profissional e visceral. Retrô e atual. Headliners de fato.

Som insuportavelmente alto, mais q das bandas anteriores. Pratos e chimbau sibilando infernalmente. Repertório assassino. Até luzes melhores. Ñ acho q tenha faltado som, ñ ouvi ninguém reclamar. Saí de lá com zumbido no ouvido, o q há muito ñ ocorria.

Méritos aos caras, cada vez mais velhos e cada vez mais sérios. Bobby Blitz berrando como nos discos, apenas sumindo nas horas de solo, pra sentar atrás dos amplis. Tinham tocado no sábado, tvz estivesse se poupando. No q tange aos guitarristas perpetuamente anônimos (o mais “novo”, na horda há 18 anos), ñ sabia q Derek Tailer fizesse 90% dos solos, mas tudo bem. Dave Linsk, à esquerda, se ocupava em jogar palheta pra cima e tirar onda com pessoal do camarote. Mas sem comprometer. E fazendo um ou 2 solos.

A postura dos caras, um outro conhecido (aê, Eduardo Cabelo!) apontou: ninguém toma a frente do palco. É um pelotão. Uma banda. Cujo destaque são os sons. Ninguém querendo aparecer mais q o outro. Por mais q, pra mim, o baterista novo aloprado – o ex-Shadows Fall Jason Bittner – tenha sobrado. Tocando os sons antigos à risca, mas tb melhor. Ñ consigo explicar. “In Union We Stand” foi absurda, igual ao disco.

Sabe aquela estória da banda merecidamente a ser escalada num “próximo Big Four”? Testament? ExodusOverkill ninguém nunca cogitou, mas deixam Anthrax no chinelo.

Tvz se entrassem no lugar do Metallica, q ficaria no backstage contando dinheiro e subiria ao palco só pra “Am I Evil?” eheh

Set list: 1. “Mean, Green, Killing Machine” 2. “Rotten to the Core” 3. “Electric Rattlesnake” 4. “Hello From the Gutter” 5. “In Union We Stand” 6. “Coma” 7. “Infectious” 8. “Goddamn Trouble” 9. “Wrecking Crew” 10. “Head Of A Pin” 11. “Hammered” 12. “Ironbound” + bis 13. “Elimination” 14. “Fuck You” (com “Sonic Reducer”)

ANTES DE CRISTO DEPOIS DE CRISTO

segunda-feira, 4 fevereiro, 2019 por Txuca

RANKING DE FAIXAS-TÍTULO DO AC/DC PRA MIM:

  1. “Back In Black”
  2. “Highway to Hell”
  3. “Stiff Upper Lip”
  4. “Dirty Deeds Done Dirt Cheap”
  5. “High Voltage”
  6. “Who Made Who”
  7. “Flick Of the Switch”
  8. “Ballbreaker”
  9. “Let There Be Rock”
  10. “For Those About to Rock (We Salute You)”

10 ANOS DEPOIS…

sábado, 2 fevereiro, 2019 por Txuca

… o q ficou?

EMBATE

sexta-feira, 1 fevereiro, 2019 por Txuca

versus

30 ANOS DEPOIS…

quarta-feira, 30 janeiro, 2019 por Txuca

… o q ficou?

ENCARTE: JOHN ZORN

quarta-feira, 30 janeiro, 2019 por Txuca

Citação literária. Crítico – Maurice Blanchot – sobre escritora – Margerite Duras – na contracapa de “Taboo And Exile” (1999):

A rarefied space rendered infinite by the effect of rarity, up to the limit which nonetheless does not limit it“.

Q FIM Ñ LEVOU?

terça-feira, 29 janeiro, 2019 por Txuca

Coheed And Cambria?

Atração de “noite metal” do Rock In Rio 2011. Na sequência vieram Motörhead, Slipknot e Metallica.

No palco secundário, Franga com Tarja (vexame Falaschito incluso) e Sepultura com Tambours Du Bronx.

Acho q todo mundo lembra. Ao menos vagamente. Menos da tal “revelação do metal” da vez. Californianos (li agora na Wikipédia), provavelmente afiliados em hipsterismo indie a The Mars Volta ou Queens Of the Stone Age (ñ sei, vi o show na tv, devo ter comentado aqui e ñ lembro mesmo). Certamente vindos pra cá por conta de empresário ser o mesmo dalguma outra atração. Como foi em 2001 o mesmo QOTSA vir pq eram do mesmo empresário do FarooFighters.

A cabeleira do sujeito era algum tributo a Buzz Osbourne, do Melvins?

Deram em algo?

Nem em nostalgia de trazê-los de volta, pelo jeito.

SÉRIE C

segunda-feira, 28 janeiro, 2019 por Txuca

DISCOS DE FLOTSAM & JETSAM PRA MIM:

  1. “No Place For Disgrace”
  2. “Doomsday For the Deceiver”
  3. “When the Storm Comes Down”

 

Sem aquela convicção toda. Os 3 q tenho.

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