Thrash com H

VIRGO

quinta-feira, 20 junho, 2019 por Txuca

por märZ

Na esteira da morte de André Matos, andei reouvindo alguns de seus trabalhos. Além dos óbvios dois primeiros álbuns do Viper, que curto até hoje, decidi checar outras empreitadas do falecido vocalista. Tenho – e gosto – “Reason”, do Shaman. Passa ao largo do nefasto power metal melódico, pendendo para um híbrido gótico paradiselostiano e é bem interessante. Ouvi também um de seus discos solo, baixado aqui no meu HD faz tempo: “Mentalize” tem boas músicas, produção pesada e as artimanhas vocais de sempre. Também interessante.

Mas a jóia foi mesmo “Virgo”, parceria de Matos com o músico e produtor alemão Sasha Paeth. Comprei esse CD a meros 7 reais em um sebo de Vitória, por pura curiosidade, e gostei desde a primeira audição. Passa longe do heavy metal, seja lá qual vertente, e pende mais para o progressivo e, às vezes, ao pop. Poucas guitarras, muito groove na cozinha, teclados e pianos discretos que não inundam o instrumental, ocasionais orquestrações, melodias delicadas e sutis. O que brilha é realmente a voz de André, que não é (era) tão potente ou de alcance tão elevado quanto gostam de propagar por aí. Mas desliza como veludo por cima da cama instrumental.

Me lembro vagamente quando saiu, 18 anos atrás, e recebeu a babada de ovo padrão das revistas nacionais (quando ainda havia mais de uma). Passou batido. Ninguém comprou, ninguém ouviu. Pena, pois talvez estejam aqui alguns dos melhores momentos de André Matos. Recomendo conferir, de mente aberta.

6 respostas

  1. FC

    Ouvi na época, mas passou batido. Lembro que o Andre sempre ressaltou uma influência do Queen nas composições.

    Mas e essa tequila? Vale incluir no kit quando ouvir?

  2. märZ

    Era cachaça. Sou roots.

  3. Jessiê

    Desconheço. E o tal “time to be Free”? Mudando de assunto e o Mustaine? Achei foda.

  4. Marco Txuca

    Sobre Mustaine: já tivemos curas no metal/hard. Eddie Van Halen e Bruce Dickinson curados de câncer na língua e Chuck Billy (ñ lembro onde foi o câncer). Só torcer pra q o convênio médico do boca torta e babando ñ seja só Jesus.

    À parte isso, o q tenho visto de famosos morrendo de câncer… Ninguém associa com os celulares? Ou ñ ainda?

  5. Jessiê

    Do Chuck era um tumor no peito. Não poderia ser cigarros em demasia? Tomara que supere.

  6. Marco Txuca

    O cabra é tão tinhoso q ñ duvido superar. Periga superar e ainda querer virar nome de remédio contra o câncer ahah

    Frank Zappa morreu de câncer na próstata. Parece q de tanto fumar e tomar café. Tomava café DURANTE show.

Comente este texto

Importante: Os comentários são moderados e por isso o seu pode demorar a aparecer. Não é preciso reenviar seu texto.