Thrash com H

PERGUNTEMOS À ALEXANDRA

terça-feira, 20 março, 2018 por Txuca

Por Jessiê Machado

É chover no molhado dizer que a maioria por aqui é dinossauro. E enquanto dinossauros, estamos à beira da extinção. Apesar de termos sobrevivido a pequenos meteoros (como o cd, por exemplo), vamos aos poucos sendo extintos. (Ou aos muitos).

É certo também que agora ouvir música se tornou um exercício randomizado e experiência pessoal individualizada. Cada qual no seu tocador, atualmente um smartphone, e um fone de ouvidos.

Mas como os dinossauros se comportam com tais plataformas digitais de streaming de música? No meu caso, tenho o Deezer (gratuito, claro) e ouço, vez ou outra, minhas bandas favoritas, que inclusive a plataforma te sugere, conforme sua preferência selecionada, randomizada.

Segue a lista de algumas bandas conforme a preferência dos usuários (não as mais ouvidas, e sim as que são marcadas como preferidas ou simplesmente “fãs”) na plataforma mundial:

AC/DC 5.155.542 fãs
Metallica 4.173.475 fãs
Iron Maiden 1.898.188 fãs
Led Zeppelin 1.508.318 fãs
Black Sabbath 1.493.583 fãs
Megadeth 897.720 fãs
Deep Purple 845.885 fãs
Judas Priest 635.127 fãs
Motörhead 446.754 fãs
Slayer 309.397 fãs

Perguntas:

  1. é isso mesmo?
  2. alguém sabe dizer ao incauto aqui por que uma banda chamada Asking Alexandria tem 342.347 fãs, ou seja, mais que o Slayer? É só por q os fãs deste são true mesmo (nada de streaming ou likezinho de fã) ou tal banda de fato valeria uma ouvida?

9 respostas

  1. märZ

    Dinossauro com orgulho aqui! Nunca fiz uso de streaming, nem sei direito o que é. Quanto ao Slayer, acho que já respondeu à pergunta: o tal Asking Fulana é banda nova, tem apelo teen rebelde, que por sua vez estão mais ligados às midias contemporâneas.

  2. FC

    1 – märZ foi certeiro, Asking Alexandria é contemporâneo das novas tecnologias, talvez aí o maior número de fãs em relação ao Slayer.

    No mais, não utilizo tanto o Spotify em busca de bandas novas. Uso mais para finalmente conhecer os primeiros discos de bandas que eu gosto, mas que nunca havia tido oportunidade de ouvir antes.

  3. Cassio

    Vou falar Meio desfocado do teu post, jessie, mas eu acho que esses servicos streaming sao bem legais pela variedade e principalmente a praticidade que rege tudo hoje em dia. Uma amiga minha tem uma conta paga do deezer e achei muito bom nestes aspectos. Mas para mim, tiozao e dinossauro tb, nada como um CD ou um vinil tocando num som digno. Tenho uma conta (0800) no spotify e faz mais de 1 ano que nao uso…é propaganda, nao deixam ouvir o album inteiro , etc…é quase a mesma coisa de ver no youtube. Só serve pra conhecer rapidamente um disco. Mas entendo que o caminho será esse mesmo, considerando a nossa extinçao ( uma fauna que ainda se reproduz mas a taxas decrescentes) e a incrivel especulaçao nos preços de mídias físicas; no caso dos CDs , acrescente piratarias russas, versoes argentinas, as brasucas (muitas vezes feias e caras)…vinil entao nem se fala ($$$).

  4. Jessiê

    No meu caso ouvir música é um prazer fetichista, além de muitas outras coisas. Curto ouvir, ler encarte, agradecimentos, achar o Batman desenhado, easter eggs, aquele cheiro característico (do vinil mesmo, ou encarte), que acaba sendo uma experiência sensorial quase sempre ligada a uma memória afetiva.
    Mas aceito ouvir no Deezer também, geralmente no banho ou fazendo uma caminhada noturna, o problema que é gratuito randomizado, com propagandas e as vezes o app fica me sugerindo Foo Fighters, Five Finger e outras tranqueiras que não me interessam.
    Também uma ouvida rápida em alguma banda que não conheço recorro ao app quando o Youtube não está acessível.
    Mas creio ser inexorável o futuro da música neste sentido.
    Ainda não me atrevi a ouvir o Asking alguém recomenda?

  5. Banda genérica com sons genéricos e insosso.

    Uso o spotify. De graça e sem ramdomização (aportuguesando o aleatório).

    Mas não me agrada esse tipo de serviço. Parece aquela coisa de você ir em uma pizzaria e o dono dizer a você: ” o que você quer? Nós atendemos o seu gosto.” Então você pede pizza de sushi sem queijo e com molho branco.

    Mas você não sabe de mais nada. É o sentimento que me dá esse tipo de serviço. Tudo pode e tudo tem. Ao mesmo que atende o gosto do cliente torna-se genérico.

    A sensação de viajar na capa e outros pequenos detalhes ficou em um passado bem distante.

    Agora é assim. Pediu recebeu. Seja lá o que for.

    Ficou fácil ganhar uma grana.
    O tal do myspace ficou no limbo???

  6. Cassio

    O que é a randomizaçao que voces tao falando?

  7. Jessiê

    Randomizado é aportuguesado para aleatório. Tipo qdo em som de carro vc escolhe “random” para tocar aleatório. Randomizado meio que virou verbo.

  8. Cássio

    jessiê – entendi…no spotify 0800 é assim quando se quer ouvir um album completo. fora as propagandas e musicas que eles jogam que nada tem a ver com o que queremos ouvir. mas a versão paga acho que vale a pena, tem suas qualidades e tudo converge neste sentido; as mídias físicas estão cada vez mais escassas. salientando que ainda prefiro os albuns físicos mesmo.

  9. Marco Txuca

    Esse Asking Alexandra então seria tipo um filho de chocadeira de My Chemical Romance com Avenged Queimaroscafold, é isso?

    Tô fora.

    Quanto ao modo de ouvir música, ainda sou tiranossauro. Ainda compro cd’s, pra ouvir atualmente no notebook. Morro de medo da hora em q os notebooks ñ tiverem mais drive pra cd. E isso está chegando.

    O máximo de concessão tecnológica q faço é copiar em pendrives (tenho 4 lotados no carro) pra ouvir enquanto dirijo. Ñ ouço mais rádio, isso é um fato.

    Ou o outro modernismo q já confessei por aqui aos amigos: ouvir discos inteiros no You Tube. Qdo rola aquela preguiça de ir pegar o cd e/ou pra poupar o drive de cd de falir de vez.

    Tem propaganda e interrupção pra cacete, e eu ODEIO ouvir música com fone de ouvido, mas é o q as circunstâncias me tem permitido…

    Fora aquilo q discutíamos por aqui outro dia (aquele post do “disco pra ouvir sozinho”): se perdeu o senso coletivo de ouvir música. Ouvir música junto com amigos, com visitas etc. Ouvir música atomizado acho metade do barato da coisa.

    Sou daqueles q adorava gravar fita pra amigo.

Comente este texto

Importante: Os comentários são moderados e por isso o seu pode demorar a aparecer. Não é preciso reenviar seu texto.